O COACHING É A MELHOR OPÇÃO?
AFINAL, O QUE É COACHING?
Importante definirmos o termo Coaching (que vem do inglês treinamento, instrução, orientação) e que já faz parte do vocabulário empresarial quando o assunto é desenvolvimento e aprimoramento de competências/habilidades, alcance de metas, transição ou ascensão na carreira e orientação profissional ou pessoal como um todo.
O Coaching pode ser direcionado para o seu desenvolvimento e aprimoramento profissional, onde o foco maior é no trabalho de metas claras e aumento de performance do profissional, que é conhecido como Coaching Profissional, Executivo, ou de Liderança (do inglês Professional, Executive & Leadership Coaching), ou ainda pode ser focado no desenvolvimento de metas e objetivos pessoais, o Coaching pessoal e de vida, e que originariamente vem da língua inglesa – Life Coaching.
A verdade é que quando o assunto é Coaching, no entanto, poucas pessoas realmente sabem como funciona o processo em si e quais são os objetivos deste programa de desenvolvimento, que na maioria das vezes é confundido com outras práticas, como a prática de terapia, o trabalho de um mentor ou de um consultor.
O QUE ESPERAR DO PROGRAMA DE COACHING?
Se você me perguntar o que esperar de um programa de Coaching, a resposta mais natural e simples é, levando em consideração que o Coaching é uma verdadeira parceria e que permite que através de um processo dinâmico e transformacional uma pessoa obtenha uma visão mais objetiva de sua própria realidade, suas metas, seus pontos fortes e suas limitações, eu afirmo que se pode esperar no mínimo um resultado bem positivo num curto espaço de tempo, dependendo sempre do real engajamento do cliente.
O Coaching pode ser aplicado a qualquer tipo de situação de vida, desde a uma necessidade de mudança pontual até mesmo quando sentimos que estamos diante de um desafio mais complexo para avançar ou para melhorar nossas performances no ambiente profissional. Em outras palavras, o Coaching possui de um lado o profissional (Coach), que por meio de um processo que envolve perguntas assertivas e investigativas e exercícios práticos, leva o cliente (chamado de Coachee) a se conhecer melhor internamente, a fim de encontrar soluções, visando alcançar metas e desenvolver competências e habilidades que por vezes já possui.
É durante este processo que o Coachee será guiado a encontrar seus próprios caminhos, fazer suas escolhas e tomar suas próprias decisões. O Coaching é um processo investigativo e com tempo determinado; não é então um aconselhamento, nem uma terapia e tampouco um processo que envolva um mentor, e sim um processo que requer um movimento interno do Coachee em busca de desenvolver atuais ou novas competências que possam ajudar o mesmo a evoluir de forma mais eficaz e clara, potencializando seus pontos fortes e reforçando, por vezes, seu próprio estilo de liderança.
Gosto sempre de lembrar nossos clientes atuais e futuros que o ser humano está em constante evolução e a partir de suas relações de troca, tanto pessoais como profissionais, é capaz de encontrar em si mesmo as respostas para soluções que atendam às demandas de uma nova realidade de mercado ou de uma transição de carreira, ou mesmo de um desenvolvimento de uma competência em específico para reforçar seu estilo de liderança.
O processo de Coaching implica em força de vontade e movimento sincero do cliente para que este adquira novos hábitos, melhores e mais eficazes, estabelecendo-se uma verdadeira parceria entre Coach e Coachee. O Coach auxilia assim, o cliente (Coachee) a desenvolver e potencializar suas competências comportamentais e atitudinais que impactam diretamente no alcance das metas e estratégias dele mesmo, como indivíduo, e das organizações como um todo.
SOLUÇÕES INDIVIDUAIS E CORPORATIVAS: POTENCIALIZANDO RESULTADOS OU CORRIGINDO ATITUDES COMPORTAMENTAIS?
Quando o assunto é Coaching no ambiente profissional, gosto, pessoalmente, de comentar com meus clientes, colegas e amigos sobre um artigo muito interessante e completo da Harvard Business Review (HBR), intitulado “What Can Coaches Do For You?” onde foi conduzida uma pesquisa entre 140 Coaches de renome nos Estados Unidos e Reino Unido, e revelou que as empresas hoje buscam serviços de Coaching para seus executivos visando potencializar seus resultados na carreira e não mais – necessariamente, corrigir comportamentos tóxicos. [https://hbr.org/2009/01/what-can-coaches-do-for-you]
E neste mesmo sentido, sempre questiono: Qual é o objetivo de aplicarmos o processo de Coaching em uma determinada empresa? Queremos potencializar resultados ou corrigidir comportamentos inadequados e atitudes desalinhadas dos executivos? Sem dúvida, identificar e alterar comportamentos que não servem mais àquele ambiente corporativo é a primeira resposta que vem à mente. Mas, sobretudo, alinhar novos comportamentos à cultura corporativa atual e as expectativas em termos de estratégia e resultados da empresa deve ser o foco de um bom trabalho de Coaching Corporativo.
Além das avaliações e questionários investigativos que são aplicados durante o programa, um dos questionamentos que mais gosto de usar é este: O quanto você ainda pode crescer? Esta pergunta ressalta a importância do processo de Coaching em nossas vidas como seres humanos, estejamos nós no início de nossa carreira, em fase de transição profissional, ou em fases mais avançadas de liderança, e convido você a fazer o seguinte teste: pare, respire e reflita que esta questão também se amolda facilmente ao ambiente corporativo – independentemente de sua fase de vida ou de carreira: O quanto você ainda pode crescer?
Os resultados do Coaching podem te surpreender desde apenas algumas sessões. Você poderá desenvolver desde sua presença no mundo corporativo até reforçar ou alterar seu estilo de liderança, atingindo excelência e progresso profissional sustentável. Afinal, todos queremos sucesso crescente e durável, não é mesmo?
A QUESTÃO CRUCIAL: VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA O PRÓXIMO NÍVEL DE SATISFAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL?
A fase de coleta de dados inicial, onde inclui um primeiro contato entre Coach e Coachee e por vezes visitas corporativas onde o Coach terá um acesso mais direto no dia-a-dia da organização, equipe e/ou indivíduo, é um momento ideal para que se esclareçam alguns pontos fundamentais deste processo e se estabeleça uma base sólida de comunicação entre as partes.
Nas minhas sessões de Coaching convido o Coachee a experimentar a excelência passo a passo, trabalhando em sessões que se iniciam em, normalmente, 12 atendimentos, onde o objetivo é que o Coachee tenha clareza sobre o que o impulsiona, o que o desvia de suas metas de vida e profissionais, e de como ele pode permanecer no seu propósito?
As sessões iniciam-se com uma pré-avaliação e desde o primeiro contato lembramos que cada caso é um caso, e que cada um tem o seu tempo ideal de desenvolvimento; ressalto a questão da confidencialidade do processo e da importância da dedicação do Coachee para o alcance dos objetivos e metas traçados. Passamos a um segundo passo do processo, onde Coach e Coachee alcançam um nível de entendimento e de clareza das questões envolvidas, criando uma forte aliança, uma verdadeira ponte sem barreiras entre ambos. Em seguida, passamos para a implementação e execução de um plano de ação, e, sem dúvida, todos nós sabemos que os planos são diretrizes, mas que podem se tornar realidade, especialmente através do auxílio do Coach e de exercícios específicos para cada Coachee. Os resultados vêm naturalmente se o Coachee estiver pronto a encarar o processo de Coaching como um caminho para a sua excelência.
O Coaching deve assim ser um processo rápido, com início, meio e fim, e encarado como uma iniciativa de verdadeira parceria entre Coach e Coachee, onde o Coach é uma peça fundamental para que o processo aconteça de forma equilibrada e produtiva, mas sempre lembrando que o responsável pelo sucesso de se conseguir ou não aplicar as técnicas aprendidas no processo de Coaching no dia-a-dia fica totalmente a cargo do engajamento de cada Coachee.
Alguns resultados que se pode esperar do processo de Coaching:
• Desenvolvimento de Competências/Habilidades;
• Desenvolvimento de Liderança;
• Reforço de Estilo de Liderança;
• Progresso de Carreira e Alinhamento de Vida Pessoal;
• Auxílio na Transição de Carreira;
• Assertividade na Tomada de Decisões; e
• Presença Executiva.
Acredito que o Coaching pode sim ser a melhor opção para você como indivíduo ou executivo em transição de carreira ou franca ascensão profissional. Costumo enfatizar que Coaching é a ferramenta ideal para desenvolver hoje todo o seu potencial, seja aprimorando suas próprias qualidades e habilidades internas, seja adquirindo novas através deste fantástico programa de desenvolvimento.
O importante agora é você se questionar de forma muito sincera: Como está hoje o meu equilíbrio pessoal e profissional, ou melhor ainda, estou pronto para me comprometer com o processo de Coaching e atingir o próximo nível de desenvolvimento e satisfação pessoal e profissional? Se a sua resposta for positiva, o Coaching pode sim ser a sua melhor opção no momento!