BRAIN U COACHINGBRAIN U COACHING
Shop
  • Home
  • Serviços
  • Sobre
  • Biblioteca
  • Contato
Back
  • Home
  • Serviços
  • Sobre
  • Biblioteca
  • Contato
  • Home
  • Biblioteca
  • Artigos
  • Coaching corporativo
  • COACHING DE LIDERANÇA & GESTÃO DE TALENTOS: QUAL A RECEITA?

Artigos Coaching corporativo

24 ago

COACHING DE LIDERANÇA & GESTÃO DE TALENTOS: QUAL A RECEITA?

  • Em Coaching corporativo, Gestão de talentos, Liderança

Como Professional & Life Coach sou rotineiramente questionada sobre a melhor opção quando o assunto é Coaching e gestão de grandes talentos em ascensão profissional. Diretores e Gerentes de Recursos Humanos se preocupam cada vez mais em como manter seus executivos de alto desempenho satisfeitos. É normal recebermos gestores com questões como estas: Como manter a atual excelência profissional deste executivo de alto desempenho ao longo do tempo? Como mantê-lo engajado nos projetos atuais e futuros? Como manter o seu crescimento alinhado às metas da empresa? Como atuar frente à competição mercadológica sem perder este líder no próximo ano? Qual o melhor investimento: Coaching Executivo ou Seminario de Liderança?

Um recente artigo do Jornal Valor Econômico, de 21/08/2015 [http://www.valor.com.br/carreira/4189702/diretores-financeiros-de-empresas-brasileiras-temem-perder-talentos] ressaltou que: “(…) 93% dos gestores locais estão preocupados em perder seus funcionários de alto desempenho para outras empresas ao longo dos próximos 12 meses, enquanto na média geral esse volume é de 85%. O Brasil também tem o maior número dos que se dizem “muito preocupados” (44%) a frente dos outros países que mais temem perder talentos, como China e Cingapura.”

Nos meus artigos anteriores já mencionei que alguns dos benefícios do processo de Coaching Executivo são: o foco no aumento da performance do profissional, trabalho dos pontos fortes e limitações do executivo, além da abordagem de uma determinada situação sob diferentes perspectivas, através de um processo investigativo, dinâmico e com período determinado, que dura normalmente de 2-3 meses, com reuniões semanais e com retorno de investimento bem atrativo. O Coaching de Liderança difere bem de um seminário ou workshop, desde a abordagem inicial até as expectativas e o resultado almejado. Assim, apesar de não existir uma receita que atenda a todos, elenco a seguir algumas dicas que ajudarão a refletir sobre este assunto:

DICA 1: Quando o assunto é Coaching e desenvolvimento profissional, a transparência do tema a ser abordado entre todas as partes envolvidas é fundamental. Em meu trabalho busco sempre criar um ambiente seguro e produtivo desde o início das conversas, e uma das primeiras perguntas que faço à empresa em casos de Coaching e retenção de talentos é a seguinte: Vocês estão realmente interessados em manter este executivo de sucesso crescente em seus quadros? Se sim, qual o grau de investimento que estão disponibilizando para este profissional, sua equipe e sua área de atuação? E ainda: Vocês estão interessados em um processo de Coaching de Liderança para este executivo? Ou pensam em um Seminário de Liderança? Notem que é neste ponto que muitos se confundem com o andamento das nossas conversas, pois há muitos mitos no mercado sobre Coaching ser eficiente apenas para a solução de problemas e comportamentos inadequados à cultura da empresa, ou ainda Coaching ser uma ferramenta utilizada apenas para diminuir ou eliminar comportamentos e atitudes desalinhadas de executivos no ambiente empresarial. A realidade é que – sem dúvida – situações onde usamos o Coaching para sanar problemas é comum, mas o Coaching é hoje amplamente utilizado no ambiente corporativo para gerenciar talentos em ascensão, desenvolvendo ou aprimorando competências. Assim, gerenciar o capital humano de forma positiva no ambiente empresarial já é prioridade quando o assunto é Coaching Executivo. Já a abordagem em um Seminário de Liderança é em adquir ou ampliar o conhecimento sobre o tema. Notar estas diferenças desde o início das conversas ampliam consideravelmente as chances de acerto de produto.

DICA 2: A coleta de dados de forma objetiva e focada nas metas e expectativas do cliente corporativo e também do profissional são quesitos fundamentais no Coaching de Liderança. Assim, sempre pergunto: Vocês estão mantendo um volume de serviço realista para este executivo? Porque, em outras palavras, quando as pessoas são super-estimuladas e tentam fazer mais do que elas podem efetivamente fazer, elas ficam aquém do esperado e a produtividade inevitavelmente começa a cair. O alto desempenho não está ligado ao trabalho excessivo; muito pelo contrário – o bom senso é aliado e palavra-chave quando o assunto é apoio e guia em termos de auxiliar um líder-talento a atingir o seu mais elevado potencial, a médio e longo prazo. Mas só isso não basta.

Dica 3: O monitoramento e mapeamento profissional deve ser contínuo, através de entrevistas estrutuadas, assessments pertinentes e conversas presenciais com a intervenção se possível, de um bom profissional de Coaching. Importante é sempre manter em mente questões abertas que propiciem o alto grau de engajamento entre os envolvidos neste processo. Compartilho a seguir mais algumas sugestões no âmbito da coleta de dados investigativa, comum ao processo de Coaching de Liderança: 1) Vocês já aplicaram algum teste/ assessment neste profissional? Se sim, quais os resultados obtidos? 2) Com o passar dos meses, este profissional continua bom no que faz? 3) Como está sua produtividade após alguns meses? Melhorou ou piorou? 4) Ele continua 100% satisfeito com o que faz? 5) Se não, o que falta para ele atingir os 100%? 6) Ele continua a agregar valor à empresa? 7) Como está o progresso deste líder junto ao programa de Coaching e às próprias expectativas da empresa?

Para que se consiga uma receita ideal – aquele perfect match, convido-os a refletir e ponderar nas dicas acima frente a cada caso concreto. E reitero que atualmente o Coaching de Liderança é um poderoso aliado da empresa no gerenciamento de grandes talentos, e manter a comunicação transparente, objetiva e o desempenho do profissional costantemente monitorado é crucial para que a parceria entre Coach, Coachee e Cliente Corporativo seja uma receita promissora de sucesso na gestão de executivos de alto desempenho.

Tags:EquipeLiderançaTalento
  • Compartilhar
Fernanda Alem
Lawyer, Leader Coach-Mentor | In and Out of the Law | Cross Cultural Training & ESG Solutions

Você também pode gostar de…

2025-2026: Como Alcançar o Planejado?

  • janeiro 14, 2025
  • by Fernanda Alem
  • em Coaching e carreira
No vídeo de hoje, “2025-2026: Como Alcançar o Planejado?”, abordo a importância de planejar e atingir o que planejamos.
Do Bom ao Excelente: 5 Passos para um(a) Advogado(a) Construir uma Base de Clientes com Propósito em 2025
janeiro 13, 2025
Guia para a Eficácia do seu Plano de Negócios
maio 3, 2024
Conectando Culturas: O Papel Vital dos Programas de Treinamento e Mentoria em Comunicação Intercultural no Desenvolvimento da Força de Trabalho
abril 29, 2024

Pesquisar

Categorias

Tags

Agir Ansiedade Atingir Metas Autoconhecimento Avançar Carreira Coaching Comunicação Conquistas Controle Crescimento Desenvolvimento Dicas Empatia Equilibrio Equipe Estresse Evolução Exercício Foco Gratidão Habilidades Hábitos Imagem interna Inteligência emocional Inteligência Relacional Liderança Linkedin Medo Mentoria Metas Mindfulness Mindset Modelos mentais Motivação Mudança Organização Performance Positividade Produtividade Relações Sucesso Talento Tempo Zona de conforto

ENTRE EM CONTATO

fernandaalem@brainucoaching.com

Para inscrições e questões adm/financeiras:
financeiro@brainucoaching.com

coachfernandaalem

NEWSLETTER

SIGA-NOS

facebook.com/brainucoaching

facebook.com/coachfernandaalem

LinkedIn.com/brainucoaching

LinkedIn.com/in/fernandaalemfreitas

@brainucoaching

@brainucoaching

BrainUCoaching

AGENDE A SUA SESSÃO CORTESIA

Quer entender melhor como nossos serviços podem te auxiliar? Agende aqui uma sessão preliminar de 30 minutos em web coaching via Zoom ou Skype.

    Copyright©BRAINUCOACHING - Designed by DOUBLE-U-SOLUTIONS

    • Log In