SE NÃO AGIR AGORA, QUANDO ENTÃO?
Você já ouviu alguém dizer: “IF NOT NOW, WHEN?” Sou fã deste ditado de Echhart Tolle.
E acredito muito que devemos fazer agora o que pode ser feito agora, e não devemos deixar nada para depois, respeitando – claro – os limites de cada um e de cada situação, mas não permitindo que a procrastinação tome conta, consciente ou inconscientemente, de nossas vidas. Veja bem, fazer o que se ama – AGORA – pode ser uma meta um tanto quanto ousada para muitas pessoas, porque as vezes você simplesmente nem sabe ao certo o que ama fazer, não é mesmo? Basta nos lembrarmos de um post meu, de setembro de 2015, intitulado “Qual é o Seu Talento”? E te pergunto agora: qual é o seu, o que verdadeiramente você ama fazer e faz naturalmente?
Neste instante me veio à cabeça a letra da música de Geraldo Vandré: “Vem, vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe faz a hora e não espera acontecer…” Acreditar que você pode e deve fazer o que ama já é um bom caminho, mas acreditar, planejar e agir é um caminho e tanto! O que falta para você progredir no quesito “ação – fazer agora”? Sim, fazer agora, mas fazer agora o que você ama, de verdade, e ser feliz – pode mudar sua vida mais rápido do que imagina… conseguiu imaginar?
Uma dica que gosto de compartilhar com meus Coachees é utilizar-se do exercício da visualização; imagine-se fazendo algo que te energiza, que você de fato ama, respire fundo e visualize os detalhes, os sons, tudo à sua volta, agora! E sinta seu corpo, sua mente, todas as suas emoções e reações atreladas a esta visualização…e reflita por um momento, o que exatamente está faltando em você para não ter – ainda – tomado esta decisão, esta ação? O que te prende? O que precisa ser trabalhado mais em você para que não apenas possa imaginar, mas também sentir-se realizado, criar e experimentar no aqui e no agora! Este é um exercício simples e que pode te ajudar a dar um passo de cada vez rumo a uma vida repleta de atitudes proativas.
Gosto muito também do que Farrah Gray nos transmite com suas sábias palavras: “Construa seus sonhos, ou outra pessoa o contratará para construir o sonho dela” – e agora? O que realmente você quer? Vai esperar até quando para tomar a decisão que está aí martelando na sua cabeça? Você precisa compreender que é co-criador de sua realidade, a todo tempo, querendo ou não, e que seus sonhos serão realizados quando você conseguir equacionar suas atitudes com seus valores e necessidades, de forma equilibrada e com uma pitada de boa energia de construção.
Sim, eu sei, tem muito mais coisa envolvida, mas eu repito: se não agir agora, quando então?