BRAIN U COACHINGBRAIN U COACHING
Shop
  • Home
  • Serviços
  • Sobre
  • Biblioteca
  • Contato
Back
  • Home
  • Serviços
  • Sobre
  • Biblioteca
  • Contato
  • Home
  • Biblioteca
  • Artigos
  • Coaching
  • Intro ao coaching
  • QUANDO É NECESSÁRIO MUDAR?

Artigos Coaching Intro ao coaching

17 ago

QUANDO É NECESSÁRIO MUDAR?

  • Em Intro ao coaching

Você já deve ter escutado a famosa frase de Claus Miller: “Quando é necessário mudar? Antes que seja necessário. ” E você provavelmente se questiona: Mas como saber quando é realmente necessária uma mudança em nossa carreira e/ou vida? Esta é uma boa questão, não é mesmo?

Vamos lá! A vida nos dá dicas o tempo todo, e nós é que precisamos estar “disponíveis” para receber os sinais de que é chegado o momento da mudança, o momento das transformações, seja por bem – de forma consciente, determinada, aqui e agora – ou mais tarde, de uma forma muito mais difícil, mais penosa, na maioria das vezes. E você continua a se questionar: Será mesmo?

Gosto de traçar um paralelo entre momentos de transição de carreira e/ou vida e ferramentas que utilizo ao longo do processo de Coaching. Primeiro, considere que o Coaching é um processo dinâmico, de curto espaço de duração, totalmente estruturado e com foco no desenvolvimento de ações de cunho prático e atitudinais/comportamentais do cliente (Coachee) para a realização de suas metas, com o auxílio do Coach, um profissional capacitado para tanto. O processo de Coaching, assim, traz naturalmente para o indivíduo um maior autoconhecimento e uma autorreflexão constante. E é por meio de questões estruturadas e assessments que Coach e Coachee se alinham no processo a fim de trazer um natural aumento de conscientização para que o próprio Coachee desenvolva ou aprimore, passo a passo, a sua capacidade de responsabilização pela própria vida, além de uma maior disciplina, motivação e atenção para justamente auxiliar o indivíduo em fases de mudanças, de progressos, de aprimoramentos.

Neste sentido é que compartilho uma das atividades de meu programa de Coaching, que utilizo como uma ferramenta que nos guia ao longo do processo, de forma leve e ao mesmo tempo profunda. Você já avaliou quais são as suas tarefas diárias: a) circunstanciais (aquelas que se você não as fizer, o seu mundo não vai desabar. Em outras palavras, se uma tarefa é circunstancial, cabe a você avaliar se ela pode ser delegada, repriorizada ou até mesmo dividida com alguém), b) importantes (são as tarefas que possuem um prazo (deadline) para serem feitas, entregues, e que uma vez cumpridas trazem um senso de realização, de bem-estar e estão diretamente ligadas à nossa qualidade de vida. Neste rol estão incluídas as execuções de metas profissionais, por exemplo), e c) as tarefas urgentes (que englobam todas aquelas cujo prazo já está acabando ou já terminou. São situações que acarretam muito estresse, preocupação, pois um tema urgente é normalmente algo que foi importante em dado momento e, negligenciado, tornou-se urgente). Reflita por um instante.

Imagine que eu e você estamos conversando e eu te pergunto: De “0” a “10”, você acredita que daria qual nota (sendo “0” péssimo e “10” excelente) para o controle das atividades/situações na sua vida? E na sua carreira? Quer otimizar mais seu tempo, aumentando sua produtividade e diminuindo seu estresse, por vezes, causado desnecessariamente por um acúmulo de atividades urgentes no seu dia a dia? Quer pontuar suas atividades/situações em: circunstanciais, importantes e urgentes, e fazer algo sobe isso? Você poderia me dizer que hoje, em sua vida, está tudo sob controle – ou não? E eu ainda insisto: pense na nota que você daria, de “0” a “10”, e pondere quando é a hora de se dedicar à você mesmo, em primeiro lugar?

A realidade é que nós podemos ser mais felizes, mais equilibrados, viver em sintonia com atitudes e comportamentos mais positivos, mas antes de mais nada, precisamos assumir 100% o controle da carruagem, pegar as rédeas das nossas vidas, segurar a caneta na nossa mão e escrever linha por linha a nossa história, antes que seja tarde demais. Porque é fato que podemos e devemos mudar, melhorar, superar e assim prosperar, mas sempre de forma muito consciente e com o auxílio de ferramentas que suportam tais transições com o maior equilíbrio possível. O que vem a minha mente agora é: você quer? Porque eu sei que você pode – após esta leitura – responder com convicção à questão inicial: Quando é necessário mudar?

Tags:Imagem internaMudançaTransições
  • Compartilhar
Fernanda Alem
Lawyer, Leader Coach-Mentor | In and Out of the Law | Cross Cultural Training & ESG Solutions

Você também pode gostar de…

QUAL O PAPEL DO COACH EM UM PROCESSO DE MUDANÇA?

  • junho 10, 2016
  • by Fernanda Alem
  • em Intro ao coaching
Sabemos que para alcançar o progresso precisamos nos movimentar rumo a uma nova realidade, com foco na construção diária...
UMA PARCERIA DE FUTURO
agosto 21, 2015
O COACHING É A MELHOR OPÇÃO?
agosto 19, 2015

Pesquisar

Categorias

Tags

Agir Ansiedade Atingir Metas Autoconhecimento Avançar Carreira Coaching Comunicação Conquistas Controle Crescimento Desenvolvimento Dicas Empatia Equilibrio Equipe Estresse Evolução Exercício Foco Gratidão Habilidades Hábitos Imagem interna Inteligência emocional Inteligência Relacional Liderança Linkedin Medo Mentoria Metas Mindfulness Mindset Modelos mentais Motivação Mudança Organização Performance Positividade Produtividade Relações Sucesso Talento Tempo Zona de conforto

ENTRE EM CONTATO

fernandaalem@brainucoaching.com

Para inscrições e questões adm/financeiras:
financeiro@brainucoaching.com

coachfernandaalem

NEWSLETTER

SIGA-NOS

facebook.com/brainucoaching

facebook.com/coachfernandaalem

LinkedIn.com/brainucoaching

LinkedIn.com/in/fernandaalemfreitas

@brainucoaching

@brainucoaching

BrainUCoaching

AGENDE A SUA SESSÃO CORTESIA

Quer entender melhor como nossos serviços podem te auxiliar? Agende aqui uma sessão preliminar de 30 minutos em web coaching via Zoom ou Skype.

    Copyright©BRAINUCOACHING - Designed by DOUBLE-U-SOLUTIONS

    • Log In