GROWTH MINDSET: O MODELO MENTAL DE CRESCIMENTO
Recentemente comentei com um de meus Coachees que errar é humano, faz parte da jornada, mas cabe a cada um de nós entender o que saiu errado em determinada situação e como melhorar da próxima vez. E continuei nossa conversa, para a surpresa dele: “Você errou? Que bom! Esta conscientização é passo fundamental para refletirmos como fazer diferente na próxima oportunidade. ”
Isso mesmo, o importante é primeiro assumir a responsabilidade pelas nossas ações e consequências delas, e – em seguida – se questionar como melhorar, como aprimorar aquilo que não saiu exatamente como planejado. Há sempre espaço para crescimento, e cabe a você – e somente a você – aprender com seus erros, substituindo – por exemplo – o medo do desconhecido pela curiosidade do novo, e a insegurança de uma tomada de decisão pelo controle relativo do que está no nosso alcance, mas sempre de um modo muito equilibrado, usando falhas passadas como oportunidades de aprendizagem e progresso constantes.
Ponderar o que já funcionou e o que não funcionou muito bem para você pode ser encarado como algo difícil, mas vamos combinar que nada é fácil, e vale lembrar que se já deu errado uma vez, pense pelo lado bom, da próxima vez, o resultado pode ser outro porque sempre há uma nova forma de tentar, uma outra perspectiva, inovando e acreditando no seu melhor e em resultados mais produtivos e eu te prometo que você verá – aos poucos – o aperfeiçoamento ser incorporado na sua vida.
Neste sentido, vamos refletir agora qual é o seu modelo mental? Isso mesmo, já pensou sobre qual, de fato, é a mentalidade que te guia nas suas atitudes e ações diárias? A renomada professora e autora norte-americana Carol Dweck, Ph.D., autora do best-seller Mindset, pesquisou por várias décadas o porquê de algumas pessoas conseguirem alcançar o seu potencial de sucesso, enquanto outras – igualmente talentosas – não conseguiram nem ao menos chegar perto! O resultado de suas pesquisas está diretamente ligado ao modo como o indivíduo enxerga a questão das habilidades, ou seja, como sendo algo inerente a ele, ou como sendo algo que pode ser desenvolvido, por exemplo, através de um processo de Coaching (para entender melhor sobre o desenvolvimento de habilidades e como o Coaching pode te auxiliar, sugiro a leitura de meu post de agosto de 2015: O COACHING É A MELHOR OPÇÃO?).
Em sua mesma obra a autora Carol Dweck também define bem as diferenças do modelo mental fixo (fixed mindset – que se resume no binômio fracasso-sucesso, ou seja, apenas há dois caminhos na vida) vs. modelo mental de crescimento (growth mindset – que se resume em desenvolvimento, crescimento, em aprimoramento, onde se acredita que a inteligência pode ser desenvolvida, e que com treino o seu cérebro pode sim progredir, passo a passo, e que você está disposto a abraçar desafios rumo a um desejo maior de melhorar, de crescer cada vez mais).
Vamos nós refletir aqui por um instante: Você considera a sua mentalidade como sendo fixa (fixed mindset), ou como sendo uma mentalidade de crescimento (growth mindset)? Onde exatamente você se encaixaria? Pense calmamente e me responda: Qual o seu modelo mental hoje?
Você pode ler o livro da Carol Dweck e aprofundar o estudo sobre os modelos mentais (mesmo porque é bem interessante!), mas o importante – agora – é que você reflita sobre o seu modelo mental atual e busque alternativas de superação. Sim – acredite – você também pode alcançar suas metas e objetivos mais rapidamente e mais facilmente, aprendendo a partir de seus erros passados, através de críticas, e encontrando inspiração no sucesso de pares, amigos e líderes como motivador constante para seu crescimento. Porque sempre há tempo e sempre é tempo! E lembre-se do que eu disse para meu Coachee: Você errou? Que bom! Da próxima vez, utilizando-se do modelo do growth mindset, saiba que tudo poderá ser mais positivo e com melhores resultados; afinal, se você já sabe onde errou, através de uma autorreflexão e trabalho de desenvolvimento de habilidades como determinação, autocontrole e foco, tenho certeza que o seu próximo movimento acontecerá de forma mais consciente e mais assertiva, naturalmente.