ROTINA PROFISSIONAL x RESULTADOS DE ALTA PERFORMANCE: COMO ALAVANCAR SUA CARREIRA?
Acredito que tão importante como um bom planejamento é a execução eficaz de um plano (tanto de ações práticas diárias, como de habilidades), de forma a manter em níveis equilibrados uma disciplina diária (ou seja, uma rotina criativa, de energia de construção), com foco (atenção plena no aqui e agora) e com a necessária e crucial dose de persistência, de modo a prever também o futuro de uma forma sempre positiva, através da antecipação de eventuais obstáculos (internos – dentro de nossa mente; nosso emocional – e/ou externos, do ambiente em que atuamos, vivemos) que possam surgir nesta caminhada rumo a um resultado de alta performance. Importante notar que mesmo trabalhando com a antecipação de eventuais obstáculos devemos encará-los como algo bom (por vezes desconhecido, mas bom), porque sim, estar um passo à frente em disputas e negociações – mesmo que internamente – é sempre uma atitude inteligente!
Às vezes ouço em minha prática atual de Career Coach -Leadership Specialist, que a rotina está “matando” a produtividade. E assim, questiono você aqui neste post: Como você faz para manter a sua produtividade elevada, mesmo quando está extremamente cansado (seja fisicamente ou emocionalmente)? Você tem alguma alternativa para não deixar a rotina diária de suas atividades corriqueiras amornar sua entrega de alta performance? Em outras palavras, como você faz para se manter motivado, inspirado, trazendo sensações e atividades inovadoras ao seu dia a dia profissional?
Lembre-se que você tem sempre um objetivo (uma meta) para alcançar (mesmo que esta ainda não esteja tão definida neste momento), e cabe a você traçar e percorrer este caminho. Cabe a você também verificar se esta meta é tangível e específica e se você está na trilha certa, ou se ajustes necessitam ser feitos para o atingimento deste objetivo de forma mais eficaz. Questione-se: O que realmente quer? Em quanto tempo pretende atingir esta meta? Como pretende fazer isso? E se este plano inicial não der certo? Quais suas outras alternativas? Eu sei e acredito que você pode – diariamente – gerar e experimentar em sua trajetória profissional e pessoal algo muito mais inovador, que te motive, que te mantenha alinhado com seu foco, e que mesmo necessitando de alguns ajustes ao longo da caminhada, te desafie e te preencha a todo tempo, e para isso você pode se valer de algumas dicas:
Dica 1: Ferramentas de Apoio em Coaching – Sim, um processo de Coaching é transformacional e um exercício prático que gosto muito de compartilhar com meus clientes (Coachees) é o “Diário de Bordo” aliado ao “Checklist Diário”, um conjunto de ferramentas de apoio e desenvolvimento em Coaching que trabalha de forma complementar, ao longo do processo, a disciplina, o foco, a determinação e a persistência, na sua rotina profissional e pessoal, dia após dia, te alertando para algo que por vezes não caminha muito bem e também pontuando o que está de fato correndo bem, para que se mantenha assim. Este conjunto de exercícios funciona como uma poderosa e aliada ferramenta em um processo de Coaching, pois além de você poder – através desta prática diária – organizar seu tempo e planejar melhor o seu próximo dia (seus próximos passos), você também exercita a sua autorreflexão, revendo suas ações práticas e atitudinais que deram certo e as que não deram tão certo assim. É um exercício de constância, de manter você nos trilhos e ao mesmo tempo avaliar o que precisa ser inovado, para tirar você da sua zona de conforto, de forma sustentável.
Dica 2: Pergunte-se – Você pode? Você deve? Você quer? – Se a sua resposta for positiva para estas questões, mãos à obra que o caminho é este! Manter-se motivado dia após dia rumo à sua meta pode não ser tarefa das mais fáceis, eu sei, mas se você já possui (ou está em busca) de um bom autoconhecimento (passo inicial para qualquer mudança) e já está em fase – pelo menos inicial – de uma maior autorreflexão (ou seja, já se questiona: O que poderia ter sido diferente hoje? O que posso melhorar para que o resultado – não tão gratificante hoje – seja melhorado amanhã?), permita-se também um passo a mais porque experimentar na prática o sucesso de forma mais rápida depende só de você! Como? Pratique, reflita e pontue em seu “Diário de Bordo” e seu anexo “Checklist Diário” (Dica 1), por exemplo: O que pode ser aprimorado amanhã? O que você faria diferente hoje? Você é grato a algo ou a alguém, no dia de hoje? Note que ao passo que você vai cumprindo, finalizando cada mini meta diária, semanal, quinzenal, sua meta maior, ou como alguns preferem, sua mega meta, vai chegando mais perto de ser realizada, e você – paralelamente – aumenta seus níveis de foco e motivação rumo a um sucesso e equilíbrio profissional e pessoal ascendente.
Dica 3: Um Apoio Extra – É sempre bom esclarecer que cada caso é único, cada profissional possui um perfil, e um momento próprio de carreira e vida, mas reforço que o Coaching e suas ferramentas de apoio adicionais são fundamentais para um resultado de alta performance. Isto porque o Coaching além de ser um processo dinâmico, estruturado e com foco no desenvolvimento de suas habilidades rumo ao atingimento de sua meta (e repito, mesmo que ela hoje não esteja tão clara à você), também trabalha com a experimentação de ferramentas de apoio, dentro de uma metodologia cognitiva-construtivista, rumo ao atingimento dos objetivos do Coachee, como por exemplo a prática de mindfulness (prática que incentiva a diminuição do estresse e aumento da produtividade no ambiente corporativo através de intervalos breves e técnicas de respiração e alongamentos, por exemplo) e de técnicas também de liderança positiva e PNL (programação neurolinguística).
Para que você atinja resultados de alta performance na prática, nada melhor do que se esforçar, com disciplina, persistência e atenção plena e também fazer o passo a passo, dia após dia. Como já mencionei aqui: Você pode? Você deve? Você quer? Mãos à obra e ao longo dos exercícios reflita sobre o seu dia, suas ações práticas e comportamentais, e defina suas mini metas diárias, sempre um passo após o outro. Porque para atingir um maior e melhor resultado de produtividade, com elevação de sua rotina criativa e como resultado alavancar a sua carreira, você já sabe o que precisa fazer. Então, vamos lá, a hora é esta!