QUAL A SUA RESOLUÇÃO DE ANO NOVO?
Estamos no início de um novo ciclo – com novas expectativas, sonhos e por que não, novas metas. Quais são as suas metas para este Ano Novo? Você já tem alguma (s)? Ou será que elas ainda estão perdidas em pensamentos, num tom meio confuso, em ritmo de sonho, sem um rumo bem definido? Ou será que você planejou direitinho, mas não conseguiu colocar – ainda – em prática?
Compartilho com você neste post 5 passos que acredito serem muito úteis na definição e execução – de fato – de suas metas (aquelas que normalmente traçamos no início de cada ano, mas nem sempre se concretizam por uma razão ou outra). Te convido agora a quebrar este círculo vicioso em sua vida e iniciar um círculo virtuoso com os seguintes passos.
1) Metas x Expectativas:
É necessário colocarmos em perspectiva quais de fato são nossas metas, porque nem tudo que se sonha se transforma em meta. Às vezes sonhamos demais e não investimos tempo suficiente para selecionarmos o quê de fato deve ser transformado em meta, realisticamente. E aí entra a próxima dica: ser bem específico na escolha de sua meta.
2) Especificidade:
De uma forma bem simples, precisamos não apenas definir nossas metas, mas também torná-las bem específicas. Quanto mais específica, mais chance teremos de atingir esta meta. Também ficará mais fácil a visualização de nosso objetivo quando este está bem determinado, com muitos detalhes. Assim, tudo fica mais fácil com a especificidade presente desde o início.
3) Foco e Atenção Plena:
E o que falar do foco? Sem foco e sem atenção no passo a passo será difícil chegarmos lá! Precisamos focar no planejamento e na execução para que nossa meta se concretize, e sim, muito importante manter esse foco, mesmo com os tropeços ao longo da jornada, porque o foco nos manterá no caminho certo. E agora vem a próxima dica.
4) Disciplina (Mini metas):
Eu não poderia deixar de mencionar quão importante é a disciplina nesta trajetória. Posso dizer que a considero uma parceira do foco. Sabe por quê? Pense comigo: Se está difícil ou confuso às vezes manter o foco diante de alguns percalços no caminho… Calma, respire fundo e lembre-se que você pode movimentar-se dia após dia, semana após semana, dar um passo após o outro, sempre com disciplina, fragmentando sua meta em mini metas. Isso porque não adianta focar na meta maior, completa, se as mini metas não estão sendo alcançadas, uma após a outra. É uma trajetória, entende? Então precisamos manter o foco e a disciplina como um diferencial para atingir o sucesso em cada meta traçada, ou melhor, em cada mini meta. Mas nada disso valerá se não considerar no caminho a próxima dica que trago neste post.
5) Paciência e Persistência:
Agora, além dessas dicas acima, manter a paciência e a persistência, mesmo se de vez em quando tiver que parar e recalcular prazos e outros detalhes, é crucial. Reavaliar sempre, e com paciência e persistência, é fundamental para você transformar suas metas em metas de sucesso! Eu tenho certeza que chegará lá antes do que imagina seguindo esses passos.
Tente colocar este roteiro em prática e atingir suas metas já traçadas, de forma mais clara, específica e harmoniosa. E se não tem nenhuma meta definida ainda, que tal reler este post com calma, se munir de papel e caneta e começar a traçar suas metas, de forma bem realista, com muito foco, disciplina, paciência e persistência!? Sempre é tempo! Vamos lá, mas não se esqueça de ser bem específico e respirar…ah respire, e permita-se aproveitar cada minuto desta caminhada! Porque no final, o que vale é ser feliz durante toda a trajetória, e não só ao final dela – combinado?