O QUE VOCÊ ACREDITA QUE CONTROLA? E O QUE NÃO CONTROLA? (PARTE II) DICAS EM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
No ano de 2016, aqui mesmo no LinkedIn, publiquei um artigo (clique neste link para acesso direto) e ao final do mesmo pairou a questão: o que você acredita que controla? E o que não controla quando o assunto diz respeito a ações e atitudes de terceiros e as nossas consequentes reações a elas? Será que estamos no controle?
Como profissionais, gestores, líderes, executivos em um mundo corporativo exigente, aumentar nossos níveis de autocontrole, autoconhecimento, empatia e resiliência, dentro do que entendemos hoje por competências em inteligência emocional, é tarefa diária e muitas vezes árdua. E isto está diretamente ligado ao nosso comportamento direto e indireto nos relacionamentos intrapessoais e interpessoais. Um recente estudo da empresa do terceiro setor “Center for Creative Leadership” compartilhou algumas técnicas importantes que nos auxiliam nesta trajetória. Baseada também neste material, sugiro agora algumas dicas que acredito podem te beneficiar, na prática:
- TRABALHE A EMPATIA – ENXERGUE SOB OUTRA PERSPECTIVA: quando você se coloca no lugar do outro, com o menor julgamento possível, criando um espaço mental para analisar a mesma situação sob outro aspecto, você trabalha a empatia, e muito provavelmente conseguirá, de uma maneira criativa, enxergando com outra lente a situação, transformar problemas em desafios, de uma forma mais positiva. É o que chamamos na língua inglesa de “reframing your thinking” e que pode fazer toda a diferença ao lidar com situações mais delicadas no seu dia a dia.
- SINTA-SE ENERGIZADO – DISCIPLINA ORGANIZACIONAL ALIADA À PERMISSÃO: você se permite ter hora para o trabalho, lazer, descanso? Você acredita que vive dentro do maior equilíbrio possível, hoje? Ter disciplina, priorizando seu tempo e subdividindo seu dia entre atividades circunstanciais, importantes e urgentes, se permitindo horas de sono para se reenergizar, dormindo o que para você é o necessário, pode ser a dica mais valiosa deste artigo. Estudos recentes comprovam a importância de uma noite de sono bem dormida, e inclusive um instituto de pesquisa sem fins lucrativos dos Estados Unidos, o “National Sleep Foundation“, publicou recomendações gerais recentes sobre quantas horas de sono cada um de nós deve ter de acordo com nossa idade, e então, eu te questiono: quantas horas por dia você acredita que seu corpo precisa para descansar, de verdade? Pense nisso e permita-se este tempo de alinhamento de seu corpo – espírito – mente, para um dia a dia mais saudável, feliz e produtivo, trabalhando também, à partir da energização, a elevação de seus níveis de resiliência e diminuição de seus níveis de estresse.
- ENCONTRE SEU CENTRO E ABRACE A ALTA PERFORMANCE: manter a sua mente positiva com foco na alta produtividade não é tarefa das mais fáceis. Tirar pequenos intervalos ao longo do dia, se alongar ou fazer uma caminhada por alguns minutos quando nada mais flui em frente ao computador, e, por que não, praticar e inserir a técnica de mindfulness (atenção plena via respiração consciente, por exemplo) em sua rotina, pode te ajudar – e muito – a encontrar e manter seu centro e foco no aqui e agora. A prática de mindfulness está crescendo no ambiente corporativo e já foi por diversas vezes capa de revistas, inclusive mais recentemente na Revista Isto É. Uma das ferramentas que utilizo em meus projetos de Coaching é esta, e para saber mais, confira também alguns de meus artigos anteriores, aqui no LinkedIn.
- O PODER DO MODELO MENTAL DE CRESCIMENTO: você já ouviu falar em growth mindset? O modelo mental de crescimento, muito bem discutido no best-seller Mindset, da Ph.D. Carol Dweck é possivelmente o melhor mapa mental para seu sucesso. Avalie como você encara os desafios e problemas no dia de hoje. O que poderia ser feito, ainda hoje, para que esta situação se revele de forma mais produtiva e positiva em sua realidade? É importante compreender que aquilo que não saiu exatamente como você gostaria ou imaginava, pode ser melhorado, sempre! O modelo mental de crescimento é uma poderosa ferramenta na trajetória do seu desenvolvimento e aprimoramento profissional. Faça o teste você mesmo, tentando diminuir a autocritica constante e se permitindo trabalhar em um modelo mental de um dia melhor que o outro, acreditando que você pode sempre melhorar rumo ao sucesso.
Seguindo as dicas acima, nossa rotina de trabalho e de vida pode e deve ser mais agradável, a cada dia vivido, e na prática, se focarmos no aqui e agora e no que – de fato – temos controle, o resultado pode ser surpreendente. Fácil não é, mas se você se comprometer a seguir as sugestões acima, ou pelo menos uma por vez, um passo após o outro, semana após semana, eu te garanto que os resultados serão fantásticos. Quer conferir?
Vejamos – O que de fato você controla? Respire, foque no aqui e agora e eu sei que a resposta virá. Receba-a e permita-se, com foco no momento e com muita prática de mindfulness, inspirando e expirando com atenção plena, com foco em uma atividade por vez, e com o menor julgamento possível, evoluir dentro do modelo mental de crescimento e liderança positiva, porque afinal, com essas ferramentas e práticas em ação você já é um profissional mais realizado no ambiente corporativo, e isto sim, está – totalmente – em suas mãos!