O LADO BOM DA MUDANÇA: SÓ DEPENDE DE VOCÊ!
É hora de um bate papo comigo e aí eu te pergunto: Você está preparado para uma mudança em sua vida?
A realidade é que, estejamos nós preparados ou não, mais cedo ou mais tarde, a mudança sempre chega. Se ela é bem-vinda ou uma persona non grata, já é outra estória. E aqui gostaria de sugerir duas leituras de artigos publicados por mim anteriormente, e que intitulei QUANDO É NECESSÁRIO MUDAR? – e o outro em que discuto QUAL O PAPEL DO COACH EM UM PROCESSO DE MUDANÇA?
Sem dúvida, a mudança faz parte de nossas vidas e gosto sempre de encarar o fato de que se ela é inevitável, por que não ressaltar o lado bom da mudança? Isso mesmo, já que mudar faz parte, por que não autorizar que mudanças aconteçam – sim, de propósito – em nossas vidas?
Costumo inclusive dizer que nada acontece em nossas vidas sem nossa autorização, sem nossa permissão, porque somos agentes co-criadores da nossa realidade, de forma consciente ou inconsciente, ou seja, saber estabelecer limites ao nosso território, dizendo sim, e não, no momento oportuno, pode fazer toda a diferença em qualquer processo de mudança. Mas como entender se estamos no caminho certo? Se você investe em você mesmo, no seu autoconhecimento, no seu poder de agir com foco no agora, com calma e equilíbrio, você já está decidindo! E decidir é poder; decidir é um passo rumo ao agir. É, em outras palavras, uma mudança muito positiva em uma realidade que talvez estivesse estagnada, truncada, presa no medo e na insegurança do agir. Já tinha pensado nisso?
Escutar, ponderar, utilizando-se da empatia como ferramenta cognitiva, e agir – também é assumir o controle do seu destino e viver o lado bom da mudança. Como eu mesma já mencionei em um trecho do primeiro artigo citado acima:
(…) nós podemos ser mais felizes, mais equilibrados, viver em sintonia com atitudes e comportamentos mais positivos, mas antes de mais nada, precisamos assumir 100% o controle da carruagem, pegar as rédeas das nossas vidas, segurar a caneta na nossa mão e escrever linha por linha a nossa história, antes que seja tarde demais. Porque é fato que podemos e devemos mudar, melhorar, superar e assim prosperar, mas sempre de forma muito consciente e com o auxílio de ferramentas que suportam tais transições com o maior equilíbrio possível.
E reforço: todo este poder está aí, dentro de você. Reflita agora quais as ferramentas que já possui e se as utiliza bem? E quais as novas ferramentas que você ainda pode vir a utilizar? Lembre-se, estamos em uma jornada, um passo após o outro, em um processo – e por que não tornar o aqui e agora algo mais naturalmente movimentado, positivo e produtivo? Eu não disse em nenhum momento que seria fácil, mas eu acredito em você – então, vamos lá, já não está na hora de conhecer o lado bom de toda mudança? Só depende de você!