O QUE É INTELIGÊNCIA RELACIONAL? O PODER DO NETWORKING EFETIVO EM SUAS MÃOS!
A revista Você S/A, em sua recente edição de Agosto de 2017, trouxe em sua capa a matéria intitulada: INTELIGÊNCIA RELACIONAL. Minha sensação foi de gratidão e imenso interesse ao ler cada palavra ali escrita. Gratidão porque chegamos a um patamar histórico na área que atuo, e interesse porque não há tema mais fantástico que conexão de profissionais, ideais e ótimos negócios. Eu mesma desenvolvo meus negócios há anos dentro de um ecossistema que me abraça de volta, todos os dias! Uma estrada de mão dupla, como sempre digo.
Como Coach de Líderes em um mercado globalizado, integrado e exigente, eu também sei que desenvolver e aprimorar habilidades em um projeto de Coaching pode ser tarefa árdua, pois somos convidados a sair da nossa zona de conforto a todo tempo. Mas também sei que pode ser um processo que te leve a uma zona de aprendizado e superação em um curto espaço de tempo. Você precisa vivenciar para sentir o quão gratificante este processo pode ser.
Agora, a maior novidade no assunto de competências em liderança, no ambiente corporativo é a chamada I.R. – Inteligência Relacional. Neste artigo, compartilho com você o que é isso, exatamente, e passos iniciais para desenvolvimento da mesma.
Vamos lá!
- Por definição, Inteligência Relacional diz respeito aos nossos relacionamentos, ou seja, ao poder de conexão e às atitudes relacionadas à mesma, como a atitude curiosa que devemos ter como líderes, a nossa comunicação, o nosso contato em grupo (comunidade), a nossa coragem e a nossa atitude de engajamento (combustão).
- Podemos dizer que esta é uma habilidade diretamente ligada ao poder do networking e como potencializar resultados efetivos a partir desta nossa rede de contatos.
- O termo I.R. surgiu do livro ” Get Big Things Done: The Power of Connectional Intelligence”, das autoras Erica Dhawan e Saj-Nicole Joni, que acreditam ser, com razão ao meu ver, a I.R. tão revolucionária do mundo de treinamentos e liderança, como foi e ainda é, a I.E. – Inteligência Emocional. Nesta obra, você encontra três dicas para desenvolver a sua I.R. : a) conquiste a confiança de seus colegas (o famoso “trust” da língua inglesa); b) inovar com responsabilidade (pondere os riscos e limites, sem contrariar a cultura organizacional); e c) explore e utilize ferramentas de conexão, como mídias socio-profissionais (digital media), ao seu favor.
O que vale é encontrar um propósito comum, compartilhar das mesmas ideias e valores e – através da conectividade – integrar lazer e negócios de forma equilibrada, contribuindo para o sucesso de seu ecossistema, e de seu próprio – quer coisa melhor?
A tarefa, como sempre brinco, nunca é fácil, mas se não fizermos agora, quando faremos então? Desenvolver e aprimorar habilidades como a I.R. pode ser o seu maior investimento hoje, tenha você um perfil mais introvertido, ou esteja você focado em ampliar sua carteira de clientes, a resposta neste caso é a mesma: o poder do networking agora está em suas mãos!