LIDERANÇA & MINDFULNESS NA PRÁTICA: UMA PAUSA CONSCIENTE
É sabido e comprovado que Mindfulness tem ajudado muitos profissionais a reduzirem seus níveis de estresse e ansiedade, em todo o mundo, aumentando suas habilidades de foco e atenção plena no momento presente. Mas como?
Primeiro, vamos lembrar que a prática de Mindfulness deve ser considerada como uma das habilidades mais naturais e mais conhecidas da humanidade, que pode ser resumida no “simples” fato de estar presente, no aqui e agora, e com o menor julgamento possível. Note que coloquei a palavra simples na linha anterior entre aspas, porque como todo desenvolvimento de habilidade, e toda prática, você precisa se dedicar para experimentar em sua realidade os resultados.
Assim, se pesquisar hoje o que temos disponível no assunto, encontrará uma série de leituras, treinamentos, vídeos, e todo tipo de informação relacionada à prática de Mindfulness como redutora de estresse, a famosa sigla em inglês MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction), do professor Emérito de Medicina na Universidade de Massachusetts, Jon Kabat-Zinn. Você que acompanha meus artigos e vídeos, provavelmente já leu ou assistiu algum material anterior de minha autoria a este respeito. Mas hoje trago novidades aqui!
Vamos lá: suponha que você quer iniciar uma prática de Mindfulness, e nunca entrou em contato antes com um exercício na prática, neste assunto. Minha sugestão é que decida que tipo de prática gostaria de iniciar: a) formal (utilizando-se da técnica de respiração consciente – Mindful Breathing, por exemplo, e que se assemelha em muitos aspectos à uma prática meditativa, uma vez que o foco da atividade é no ato físico de respirar, mantendo seu foco em uma atividade por vez), ou b) informal (entrando em contato, por exemplo, com o ato natural de tomar um copo de água, de café, de suco, em que você pratica o estar presente no momento, reconhecendo aquele ato natural de beber. Este exercício é conhecido como Mindful Drinking).
Recentemente participei de um treinamento nos Estados Unidos, em que o foco do trabalho foi a pausa como ferramenta de apoio na prática de Mindfulness. A autora Tessa Watt também aborda em maior profundidade, em sua obra Mindfulness – a Practical Guide, este assunto. E eu sugiro como referência de leitura e apoio ao desenvolvimento de sua prática no futuro.
Agora, que tal experimentarmos juntos toda esta teoria?
Interrompa esta leitura – isso mesmo, pare o que está lendo… E note o seu corpo, sua mente, seu ambiente. Esteja presente neste momento por alguns segundos. Não tente mudar nada, apenas experiencie o aqui e agora. Respire, note os sons, cheiros, algum desconforto físico, e respire novamente, seguindo com sua vida normal. (Volte à leitura agora!)
Como foi esta experiência para você? Diferente do usual? Estranho? Poderia tentar fazer isso algumas vezes ao dia, por alguns segundos apenas? Lembre-se: toda prática precisa ter consistência, e cabe a você seguir adiante e experimentar os benefícios no seu dia a dia. Me escreva contando a sua experiência?
Pela minha própria experiência, o que posso compartilhar por hora é que se você separar alguns minutos ao dia para sua prática de Mindfulness, todos os dias, de forma sustentável, já será um grande passo para alcançar uma melhor e maior qualidade de vida, e um aumento do seu foco, com consequente diminuição dos seus níveis de estresse, irritabilidade e ansiedade, seja no seu ambiente profissional como pessoal. Mas vamos combinar uma coisa: você tem que treinar para sentir, ver, experimentar os resultados, combinado!?