CORAGEM OU CONFORTO: QUAL A SUA ESCOLHA?
Recentemente eu escutei, em atendimento de Leadership Coaching, de um Coachee: “Eu não quero fazer este sacrifício, estou cansado. Mas eu quero chegar lá! Será que você consegue me ajudar?” E então eu perguntei: “Você pode me dizer o que significa – exatamente e sob a sua percepção – sacrifício para você?” “E por que você não está disposto a passar por este caminho para atingir um novo patamar na sua carreira e vida?”
Às vezes sabemos para onde queremos ir, ou até imaginamos o novo patamar de nossa carreira e vida, mas não temos certeza se queremos ou não enfrentar os desafios do caminho, ou que tipo de sacrifícios temos que enfrentar para se chegar até a nossa meta estratégica (aquele objetivo idealizado por nós). Às vezes nem sabemos exatamente quais serão estes desafios. O fato é que – aparentemente – nos sentimos seguros aonde estamos agora, nos sentimos confortáveis, na famosa zona de conforto. No vídeo a seguir falo exatamente sobre isso:
E aí surge a próxima pergunta: Será que por que estamos confortáveis devemos ficar aonde estamos? Acredito que a questão toda aqui diz respeito primeiro ao seu autoconhecimento, a uma maior autoconsciência e em segundo lugar a uma análise do porquê. Por que você quer ficar aonde está? Por que você quer ir para outro patamar? Definir este porquê é fundamental, de tempos em tempos. É como se estivéssemos fazendo um assessment em nossa própria jornada.
Porque na verdade nós sabemos que a tal zona de conforto por vezes nos parece tão convidativa e agradável, que há uma tentação de ficarmos para sempre onde estamos, o que rotineiramente chamo de conforto ilusório. A realidade é: o seu progresso ocorre fora da sua zona de conforto; o progresso ocorre quando temos coragem! Coragem de enfrentar o desconhecido, de enfrentar o medo, a ansiedade, a angústia, coragem de seguir adiante, mesmo frente aos obstáculos da jornada, passando pela zona do medo com coragem, com foco, com determinação. Fácil? Ninguém disse que seria… mas que decisão fantástica a de seguir em frente com coragem! Porque logo após a zona do medo, vem a zona do aprendizado e a sede de aprender mais e mais e assim se superar! Sim – se superar! A tão esperada zona de superação, com sua felicidade inerente. Agora, não para por aí, a vida é cíclica, feita de fases, e então, não pare de se conhecer, de querer mais, e com muito esforço e dedicação e coragem, logo você – novamente – estará na sua nova zona de conforto, querendo mais, querendo se superar novamente e se questionando por que e como chegará lá? Afinal, faz parte do jogo da vida, não é mesmo?
Parece que tudo está mais claro agora. Aquela sensação da zona de conforto – agora nos parece nitidamente que era um suposto conforto – de fato – e que poderia até ser chamada de “zona da procrastinação” ou “zona do conforto ilusório”, como mencionei no início deste texto. Porque conforto mesmo é se conhecer, e saber o momento certo de dizer sim e de dizer não, de dormir em paz, e de enfrentar, com lucidez e coragem – todo o caminho regado à desafios (com planejamento e antecipação de eventuais obstáculos), para se chegar à tão – agora agradável e esperada sensação – de superação! E aqui me recordo novamente daquele bate papo inicial com meu Coachee, trazendo à tona como tudo é uma questão de perspectiva. Que bom!
E você então agora me pergunta: E esta trajetória (escrita nas linhas deste texto) pode ser chamada de processo de Coaching? Sim, com certeza! E mais ainda: saber que este processo não é estático, que está sempre pedindo por mais progresso, por evolução constante e por coragem, muita coragem… Porque assim deve ser a sua, a minha, a nossa trajetória: regada por coragem! Coragem para decidir, para escolher, para se mover, para errar e tentar novamente e aí sim acertar (depois de múltiplas tentativas, por vezes)! Coragem para visualizar e fazer acontecer. Coragem para agir, mesmo que seja preciso dar um passo atrás para depois seguir adiante, mais forte, mais engajado na decisão de ser feliz! Isso mesmo, coragem para ser feliz!
A decisão, como o próprio título deste texto já diz, é sua: CORAGEM ou CONFORTO? O que vai ser para hoje? Porque sim, é verdade, eu acredito que o progresso acontece fora da sua zona de conforto e só depende de você! E você, acredita no quê?