QUAL O SEU PONTO DE CONEXÃO? A LIDERANÇA DE ALTA PERFORMANCE E O QUE O TÊNIS ME ENSINOU ATÉ AQUI
Joguei tênis infanto-juvenil competitivo no Brasil por alguns anos, e hoje tenho a satisfação de ter meus dois filhos no mesmo esporte. E naquela linha de uma coisa puxa a outra, recentemente meu ex-Coach e amigo da família, que mora há anos na Flórida, nos Estados Unidos, retomou contato comigo. E então pensei como o tênis me ajudou e vem me ajudando muito, tanto no campo pessoal como profissional.
E você? Já parou para pensar o que um esporte (ou um hobby) pode trazer de valor para a sua vida? E para a sua carreira? O que será que você precisa enxergar neste ponto de conexão que ainda não enxergou?
A prática de um esporte de alto desempenho tem tudo a ver com a liderança de alta performance no mundo corporativo, independente do seu nicho de atuação. Vamos fazer um paralelo aqui e conferir:
DISCIPLINA: Quem concorda que a disciplina é uma das habilidades responsáveis pelo alto desempenho esportivo? E em uma organização? Será que um líder de alta produtividade tem disciplina? Claro que sim – e muita! Você pode ser um excelente profissional (no mundo corporativo ou no mundo esportivo), mas se você perder uma reunião (ou uma partida de tênis, no caso) porque se esqueceu, se confundiu ou se atrasou, ou porque – sei lá como – não estava previsto na sua agenda… você já sabe o resultado, não é mesmo?
FOCO: Será que um esportista de alto desempenho que se distrai com facilidade alcança (e mantém) resultados positivos em sua carreira? E no caso de um executivo de sucesso? O que será do sucesso sem o foco, não é mesmo? A prática de mindfulness (atenção plena) é uma ferramenta em Coaching indispensável em meus treinamentos de liderança e os resultados são os melhores. No tênis? O que seria daquele jogo quase perdido, se não fosse a respiração consciente, e um ponto após o outro, com foco e atenção plena tomando conta do cenário? Bingo! O jogo virou, e minha dica aqui: nunca subestime o poder de um modelo mental de crescimento aliado à prática constante de mindfulness! Difícil? Sem dúvida! Mas a prática aqui é a chave do negócio, ou devo dizer, do jogo!
DEDICAÇÃO: aqui a frase é de efeito e soa como música aos meus ouvidos: “no pain, no gain!” Preciso dizer mais? Sem dúvida, quem não se dedica – pode apostar – não recebe os louros da vitória.
HABILIDADES RELACIONAIS: dentre as habilidades sócio emocionais, uma das quais atualmente está em destaque no ambiente corporativo é o networking efetivo, que diz respeito à qualidade de suas interações e seu nível de engajamento com o outro. Qual o jeito mais fácil e genuíno de se relacionar que você conhece? Aliar suas áreas da vida e fazer um link com algo que você e suas conexões tenham em comum já é um bom começo. Além de ser genuinamente divertido! O meu esporte favorito é o tênis, claro, mas o que importa aqui é: qual é o seu? Você tem hobby? E qual o link que pode fazer na sua realidade para fazer acontecer e expandir o seu networking?
Eu poderia continuar este assunto por horas a fio… O que quero deixar, no entanto, é a minha pequena contribuição de que acredito genuinamente que são os ajustes no modelo mental, o treinamento de alta performance, inclusive das habilidades sócio emocionais, em conexão com o seu hobby ou esporte preferido, que transformam o indivíduo, ajudando-o a alcançar a sua melhor versão, por meio da prática. Oi? Alguém disse praticar?
Sim. Que tal você, que está junto comigo até aqui, começar ainda hoje a aprimorar suas habilidades e também atingir seus objetivos, mais rapidamente, e melhor ainda, aproveitando a jornada, fazendo um link entre o seu hobby e sua carreira e na prática juntar os pontinhos para gerar e experimentar mais resultados, sem nos esquecermos dos valores? Reflita, una as conexões feitas neste artigo a sua realidade e faça acontecer, na prática, porque só depende de você. Concorda?