Voce está em transição de carreira? Seja um(a) contador(a) de histórias e se destaque!
Você provavelmente já ouviu falar que ser um contador de histórias é uma habilidade imprescindível hoje. E sim, é. O mais importante – e a base deste artigo – é que você seja capaz de converter essa habilidade de contar histórias em algo valioso para sua carreira, desde seu currículo e entrevista de emprego, até o crescimento de sua carreira – bem como sua trajetória de vida, sua trajetória de excelência.
Um recente artigo da Harvard Business Review, em inglês, explora muito bem esse tópico e traz à mesa alguns bons exemplos também: “Melhore seu currículo transformando tópicos em histórias”.
Quando você vem até mim para trabalhar na sua transição de carreira, ou quando as empresas me contratam para seus treinamentos de coaching e mentoria de recolocação, eu primeiro começo avaliando o momento atual do(a) meu(minha) cliente dentro dos 5 pilares de uma integração trabalho-vida, que é: mental, autoconsciência emocional, espiritual e física, juntamente com suas habilidades sócio-relacionais. Assista a este vídeo aqui: Ative o ícone CC em seu dispositivo para legendas em inglês: “Autotransformação: eu realmente consigo mudar?”
A maioria dos profissionais entende rapidamente porque eu trabalho dessa maneira. Incluir o desenvolvimento de suas habilidades de comunicação, de dentro para fora, ajuda a melhorar sua autoestima para refletir sobre sua narrativa durante a transição de empregos ou carreiras. E sim, estamos falando de autoestima e da auto-promoção de marca aqui também.
Uma das principais perguntas que sugiro que você foque ao entrar nos altos e baixos de uma transição de carreira, é:
. Quem sou eu hoje? Não ontem, nem amanhã… apenas hoje.
. Qual é a história da sua marca?
. Como você pode se destacar no mercado agitado de hoje?
. Você acredita em si mesmo(a)?
. Como você conta a sua história? Reflita nas conexões mentais e emocionais que deseja criar aqui.
O que apenas algumas pessoas entendem é que contar uma história convincente e se destacar na multidão, deve ser algo totalmente genuíno, repleto de verdade, autoconfiança e valor próprio. E isso, às vezes, requer uma dose de treinamento, seja em coaching ou mentoring; ou ainda, em alguns casos – dependendo do seu nível de disciplina – um curso de auto-treinamento como o que acabei de lançar na plataforma Udemy. Este e-learning tem materiais de apoio e aulas virtuais, todos destinados a trabalhar com você nos 5 pilares que mencionei no início deste artigo, no sentido de liberar seus medos e alcançar seus objetivos mais rapidamente.
Agora que esclarecemos tudo isso, algumas histórias poderosas e atraentes para você se destacar da multidão são:
. Sempre seja genuíno e diga a verdade, não importa o que aconteça;
. Explore os sentimentos e emoções das pessoas – sua história deve se conectar com seu público;
. Compartilhe: por que você está aqui? Dizer às pessoas que você está aqui para fazer a diferença, faz toda a diferença.
Sei que pode ser muita informação em um único artigo, mas dê um passo de cada vez e diga-me agora: você está fazendo uma transição de carreira neste momento; ou pensa em fazer? O que está impedindo você de contar a SUA história e se destacar da multidão?
Autora: Fernanda Cristina Alem Freitas, co-fundadora da Brain U Coaching.