Desenvolvimento Profissional e Liderança Positiva: O que você precisa saber?
Conhecer-se mais e melhor, valorizar-se e praticar hábitos saudáveis faz parte de um plano de ação de qualquer profissional de alta performance no mundo corporativo.
Quando alinhamos o poder do autoconhecimento ao crescimento profissional, precisamos colocar em prática o modelo de gestão da liderança positiva, que basicamente foca em desenvolver o melhor de cada um, destacando os pontos fortes de cada profissional na equipe, e valorizando a flexibilidade, a comunicação assertiva, e a segurança mental e sócio-relacional de cada indivíduo, e sempre olhando para cada situação a partir da integração (systems thinking – que é uma maneira de entender a complexidade do mundo olhando para ele em termos de totalidades e relacionamentos interconectados, em vez de dividi-la em partes) fazendo com que o trabalho e a vida em geral se complementem, com foco na inovação, motivação e busca eficaz (inter conectada) por melhores resultados.
Dessa forma, trago a seguir dois pontos importantes, para que você possa aplicar na sua realidade quando o assunto trata-se de desenvolvimento profissional e liderança positiva:
Valorizar pontos fortes em sua liderança: praticar hábitos que promovam a autoestima e o engajamento do líder no dia a dia, destacando seus talentos e diferenciais, traz à tona o melhor de cada um, e um todo mais harmônico e de sucesso. Bons gestores concentram esforços em desenvolver e aprimorar o melhor potencial de cada um, trabalhando desde o mapeamento dos perfis comportamentais individualizados até as práticas inclusivas em equipe, e fazendo destes times, verdadeiros modelos de alta performance.
Uma prática rápida e interessante, para ativar este ponto inicial da liderança positiva na sua jornada, eu compartilho contigo aqui:
a) deixe partir o que te disseram no passado e que não te serve mais; e
b) pare de tentar que os outros gostem de você a todo custo; e sim:
c) foque sua energia, imaginando, por exemplo, o que aqueles que gostam verdadeiramente de você, diriam – hoje – a seu respeito, e comece a valorizar mais os seus pontos fortes, entendendo qual o seu diferencial na sua carreira/profissão. Esta prática simples, se feita com consistência, te trará bons benefícios. Pratique!
2. Comunicação eficaz e o pertencimento: abrir espaço para a inter (e intra) conexão em suas equipes facilita que cada líder integre o time com maior senso de pertencimento e por consequência, se sintam mais livres para participar de um ambiente que estimule a construção de ideias e favorece a inovação. Assim, a comunicação clara, transparente, inovadora e eficaz atua aqui como mais um pilar dentro da liderança positiva e do desenvolvimento profissional em liderança. Lembre-se que todos estamos em desenvolvimento, e o mais importante aqui é observar a sua realidade, e compreender que não existe perfeição e muito menos uma “receita pronta”, mas sim, um caminho de práticas diárias, formadoras de bons hábitos, a iniciar pelo que você tem ao seu alcance hoje, no aqui e no agora. Assim, se ainda não se comunica muito bem em público, por exemplo, comece por pequenos passos e pequenos exercícios para desenvolver-se, aprimorando sua comunicação, um dia após o outro, com foco e determinação.
Uma boa pergunta que pode utilizar aqui: Como você pode estar mais envolvido(a) nas atividades de comunicação da sua empresa/firma? Qual a sua contribuição, por menor que te pareça, neste quesito? Será que pode fazer um pouquinho diferente (nem melhor, nem pior, apenas ajustes frente ao que já tenha feito até aqui)?
Acredite, ver-se incluído(a) no seu sistema corporativo, como um(a) ativo(a) colaborador(a), pode “mover montanhas” e te levar ao proximo degrau do seu sucesso e do sucesso da sua empresa.
Não custa tentar, concorda!?
Agora, claro que este assunto daria um longo bate papo e muitas linhas escritas a respeito, mas o meu objetivo aqui é apenas te trazer para o momento presente, com esta reflexão, para que compreenda verdadeiramente que o principal ponto de partida dentro dos moldes da liderança positiva, frente ao seu desenvolvimento profissional, é o de iniciar valorizando seus pontos fortes, colocando-os ao seu favor, na sua realidade, e acreditando que você pode fazer acontecer, talvez apenas com alguns pequenos ajustes (ou vários, se o caso assim pedir), sempre um dia após o outro, de forma constante e integrada, rumo ao melhor dos seus progressos (individual e corporativo).
Se este conteúdo fez sentido pra você, e quer continuar acompanhando meu trabalho, vamos juntos(as)! E se quiser, agora, dar o próximo passo, sugiro iniciar seu desenvolvimento integrado pelo meu curso on-line e interativo de Auto Coaching de Resultados, pela plataforma Udemy.
Vamos nessa!?