Chegou a Hora: Quem Escolher?
“Se você pudesse, por uma hora, sentar-se neste banco e conversar com alguém, com quem seria?”
Esta pergunta pode – e deve – ser respondida de acordo com seus sentimentos neste momento. E para te ajudar a selecionar esta pessoa ideal, te pergunto:
. Qual o seu maior problema, hoje?
. Quem poderia te ajudar a resolver?
. Alguma vez olhou para sua infância e refletiu no seu padrão de funcionamento de vida?
. Como andam seus relacionamentos (trabalho, amor, social, familiar)?
Eu costumo dizer que, muitas vezes, esta pessoa ideal para conversar com você, de maneira sincera e decisiva, acaba sendo você mesmo(a). Deixa eu te explicar melhor…
Observar seus pensamentos, palavras, atos e postura (inclusive mental e emocional), pode ter passado despercebido por você, inclusive graças a correria do dia a dia e na maioria das vezes vivermos no tal do “piloto automático”; no entanto, são estes pensamentos, atos e padrões de comportamento – que acontecem de forma repetitiva na sua realidade – que criam o seu futuro, o seu amanhã. E assim, se algo não segue bem hoje, nada melhor do que respirar fundo, avaliar, ponderar e fazer ajustes necessários, no aqui e agora, para um melhor amanhã.
Fácil? “Nop” – longe de mim dizer que um trabalho de autoconhecimento e ajuste comportamental possa ser fácil. Mas digo – e repito – totalmente necessário!
Meu convite aqui: que você, meu(minha) caro(a) leitor(a), decida dar um passo rumo ao seu maior movimento dos últimos tempos, iniciando o seu processo de autoconhecimento, de auto cura, de autodesenvolvimento pessoal e profissional. Sim – porque tudo segue conectado, e acredito fortemente que não exista sucesso profissional de forma isolada. Concorda comigo?
Dar o famoso “start” significa se movimentar sem julgamento (ou com o menor julgamento possível, como costumo frisar, dentro dos ensinamentos da atenção plena em coaching – mindfulness, segundo a base trazida por Jon Kabat-Zinn). Se você ainda não conhece esta ferramenta de apoio em coaching, deixa eu te apresentar neste vídeo a seguir:
Mindfulness como ferramenta de apoio em coaching te auxilia a estar presente no momento, no aqui e agora, a focar em uma atividade por vez, e a trabalhar o seu poder mental e emocional, com foco em se auto descobrir, em se auto aprimorar, deixando a auto crítica de lado. Claro que como toda ferramenta, a prática repetitiva torna-se essencial para os resultados serem apreciados em alto nível, mas este movimento inicial pode te ajudar a dar o seu impulso preliminar rumo a uma vida mais plena, em todos os sentidos.
Se estas linhas acima fizeram algum sentido para você, talvez tenha se decidido por sentar-se ao banco consigo mesmo, e iniciar aquele bate papo interno – sim!?
Quero agora te lembrar que, como dizia a inspiradora e renomada Louise Hay:
“O “problema” raramente é o verdadeiro problema.”
E isto traz tanta clareza para essas linhas e para sua conversa consigo mesmo(a), pois sinceramente não conheço uma ferramenta de apoio melhor para esta fase de “bater um papo consigo” que o Mirror Work, e que a própria Louise nos deixou como legado. O exercício “O Espelho” chegou a ajudar milhares e milhares de pessoas no mundo todo, e agora preciso que você contribua com a sua parte para atingir o próximo degrau no seu próprio desenvolvimento e progresso – posso contar contigo?
>Funciona assim: Escolha um pequeno espelho e foque seu olhar em seus próprios olhos, em sua imagem no espelho, dizendo em voz alta: “Eu te amo e te aceito exatamente como você é.” Enxergar-se no espelho, trabalhando a auto aceitação e o auto amor, abre um caminho “florido” a sua frente. Mas você precisa fazer este exercício repetidamente, pelo menos algumas vezes ao dia, por vários dias. Vamos nessa?< E sabe o que mais? Você tem um elevado poder de cura e crescimento incríveis, mas precisa decidir agir. Assim, considere estas linhas como uma sessão preliminar em coaching comigo, e daqui pra frente, te convido a fazer pequenos e consistentes movimentos rumo ao seu sucesso crescente e pleno, nas várias áreas da sua vida. E como existem duas regrinhas básicas (iniciar e persistir) que criam nossos hábitos, e que nos ajudam a atingir um sucesso duradouro, eu deixo aqui meu sincero desejo para que você, depois de ter dado este passo inicial e chegado ao final desta leitura, continue avante, e siga firme! Então, se fizer sentido para você, junte-se aos meus alunos no auto-coaching de resultados, um curso-treinamento totalmente online e com a chancela da plataforma Udemy; porque eu sei que a sua realidade daqui pra frente pode se mover rumo a outro patamar, um patamar de foco, persistência e ação em prol de um “eu melhor”, de um futuro melhor! Vamos?
Autoria de Fernanda Cristina Alem Freitas, fundadora da Brain U Coaching. Este artigo foi publicado originalmente na plataforma LinkedIn.
Comments