QUAL O PAPEL DO COACH EM UM PROCESSO DE MUDANÇA?
Sabemos que para alcançar o progresso precisamos nos movimentar rumo a uma nova realidade, com foco na construção diária do novo, do positivo e do melhor. Em momentos de transição – intencional ou não – profissional e/ou pessoal, entramos em contato com situações antes inimagináveis, e é comum nos depararmos com momentos de angustia, insatisfação, insegurança, medo ou até mesmo um estado de letargia e estagnação que nos paralisa, se não estivermos preparados para lidar com a mudança.
Neste sentido, vale lembrar que mudar é necessário para o nosso avanço, e para fazermos progressos precisamos nos desligar de padrões e atitudes antigas e que não nos servem mais. Devemos focar em pensamentos, palavras e ações inovadoras, naquela atitude proativa que fará a roda girar no sentido certo, e limpar tudo aquilo que não mais nos pertence, na forma física ou emocional. Agora, este processo pode ser mais doloroso e difícil do que – por vezes – antecipamos. Aqui entra o fundamental papel de um Coach: um guia, um parceiro, um colaborador na sua jornada.
O Coaching, que aliás apresenta-se hoje como um programa fundamental no progresso de nossas carreiras e/ou vidas, e que ganha destaque na mídia local e internacional, é um poderoso aliado no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, através de ferramentas inovadoras, um bom planejamento para o alcance de metas e o essencial auxílio do Coach, um profissional capacitado e que atua em conjunto com você frente às necessárias e inevitáveis mudanças inerentes ao processo. Você pode se familiarizar ainda mais com o Coaching lendo meus posts anteriores a este, aqui mesmo na minha página do LinkedIn.
Gosto de lembrar que sempre podemos melhorar nossas vidas, mesmo que estas já estejam bem encaminhadas. E se o caminho não está exatamente como gostaríamos que estivesse, sempre é possível ajustarmos algo e colocarmos nossas vidas nos trilhos novamente. Sempre é tempo e sempre há tempo – basta querermos! Tomada esta decisão, nada mais funcional do que uma boa parceria entre Coach e Coachee para que a mudança seja o melhor meio para se chegar ao destino almejado.
Muito importante também é sabermos o que realmente queremos de nossas vidas. Você, por exemplo, saberia me dizer agora o que realmente quer? E, mais ainda, qual o seu plano para se chegar lá? E se este plano der errado, qual o seu plano “B”? Sim, temos que antecipar eventuais obstáculos e focar nos resultados, sempre de forma proativa – mas como direcionar de maneira correta toda essa energia de construção, sem se perder ao longo da trajetória, mantendo o entusiasmo, foco e persistência a níveis elevados, independentemente das circunstâncias boas ou ruins, inerentes a qualquer processo de mudança? Um Coach que te motiva, te inspira, e consegue te fornecer um feedbackrealista em tempo real, pode ser muito mais que apenas um guia neste processo, e sim o seu melhor aliado. Coach e Coachee, juntos, trabalham rumo a um planejamento de curto, médio e longo prazos, incluindo exercícios de disciplina e determinação, e agindo com foco na sua meta, dia após dia, para o alcance, em um menor espaço de tempo do que alcançaria sozinho, dos seus objetivos traçados.
Assim, o Coach, dentro de um programa com metodologia específica e ferramentas pertinentes, caso a caso, atua como um catalizador de direcionamento, de resultados e conquistas. Em outras palavras, atua com sua função de estimular, apoiar, despertar em seu cliente (Coachee) todo seu ilimitado potencial de sucesso, e se apresenta como um grande parceiro nesta jornada de crescimento e aprimoramento do indivíduo. Um bom Coach pode e deve trabalhar em conjunto com você para atuar desde uma situação para alavancar sua carreira que andava estagnada, e aprimorar habilidades de liderança e inteligência emocional, até trazer uma maior qualidade de vida e equilíbrio entre seus afazeres pessoal e profissional. E aqui vai uma dica para os imediatistas de plantão: não espere de seu Coach a solução para seus problemas, e nem espere que ele te mude da água para o vinho em apenas alguns meses… O que você pode esperar é que ele te ajude a encontrar soluções, despertar sentimentos e interesses por vezes adormecidos e que te auxiliarão na sua própria caminhada. Quer mais? O seu Coach pode ainda te auxiliar a controlar o estresse do dia a dia, aumentando seus níveis de resiliência e produtividade, através de práticas inovadoras no campo de Coaching, Inteligência Emocional e Mindfulness (no Português, Atenção Plena), e que você também encontra maiores detalhes sobre o assunto aqui na minha página do LinkedIn.
Estes são alguns dos comentários que compartilho com vocês sobre a importância de um profissional de Coaching em momentos de mudanças e incertezas. Agora jogo a bola no seu campo e te convido a refletir sobre a sua realidade, suas necessidades, valores e desejos e se questione se esta não é uma boa hora para você também encontrar o seu Coach ideal?