VOCÊ É A SOMA DE SEUS HÁBITOS DIÁRIOS
Você saberia me dizer quais são os seus hábitos que compõem a sua rotina? Eu falo aqui dos bons hábitos e dos ruins também. Porque reconhecer é o primeiro passo para você assumir o controle da sua vida.
Em um processo de Coaching, além do autoconhecimento inerente ao projeto, o mapeamento dos nossos hábitos, sejam eles em qualquer área de nossas vidas (imagine o mapa da Roda da Vida, que elenca todas as áreas da sua vida) vai nos dar um guia, um medidor, do que está no caminho certo e do que não está. O difícil, por vezes, é identificar. Por outras, pode ser decidir a partir do conhecimento adquirido. Por outras ainda é o agir! A realidade dos fatos é que: uma vez feito o diagnóstico, você tem que decidir arregaçar as mangas e mãos à obra, entrar oficialmente em fase de construção ou de reforma (íntima)! E por que devemos fazer isso? (você pode me questionar). Em última análise, porque queremos uma vida melhor, uma rotina mais equilibrada, queremos ser felizes! Não é mesmo? Às vezes queremos o caminho mais fácil, ou às vezes não sabemos como chegar lá, ou que sacrifícios fazer para se chegar lá, não é!? Pois bem: entendendo, decidindo e agindo com base no que temos a nossa frente e no que precisa ser ajustado, tudo se encaixará melhor e fará mais sentido, tornando cada um de nós apto a sermos nossos próprios aliados nesta jornada!
Neste sentido, compartilho o recente artigo do Dr. Travis Bradberry publicado (em inglês) aqui no LinkedIn, sugerindo que precisamos eliminar 10 hábitos nocivos de nossas vidas se quisermos ter uma rotina melhor, dentre eles navegar na internet descontroladamente ou utilizar nossos tablets e computadores quando já deitados em nossas camas, ao invés de nos prepararmos para dormir. Você pode visualizar o artigo completo aqui com todas as sugestões do autor, e refletir frente à sua realidade.
O que eu tenho a sugerir sobre o assunto? Você que está aqui comigo, e me acompanha, provavelmente já sabe que o primeiro passo que está nas suas mãos é: COMEÇAR! Tomar uma decisão e seguir! Isso mesmo, nem que seja para fazer uma pré autoanálise neste instante, ponderar de forma inicial quais os hábitos que agregam valor a sua existência, e quais os que devem ser – de alguma forma – removidos (totalmente ou pelo menos parcialmente) de seu caminho. E claro, não para por aí, porque na vida, com a possibilidade do livre arbítrio, tudo é uma questão de escolhas! E agora – quais hábitos você escolhe manter e quais você decide eliminar da sua vida? Melhor ainda: sabendo que nem tudo é preto no branco, quais os ajustes que você decide fazer – ainda hoje – em face de seus hábitos atuais, para estar no controle, no comando da sua rotina, de forma mais balanceada e mais feliz? Quais, hein!?