GROWTH MINDSET (PARTE II): VOCÊ ESTÁ EM RECONSTRUÇÃO?
No meu post anterior GROWTH MINDSET: O Modelo Mental de Crescimento, que publiquei aqui mesmo no Pulse-LinkedIn no dia 12/09/2016, pontuei a importância de cada um de nós refletirmos sobre nosso modelo mental frente a situações de erro vs. acerto. Vimos que cada um de nós pode ajustar, trabalhar frente as falhas já cometidas e progredir com o auxílio do modelo mental de growth mindset.
Agora, aqui neste post, sugiro darmos um passinho a mais e assim alinhamos a importância da liderança positiva em nossas atitudes e ações diárias. Minha intenção é a de compartilhar com cada um de vocês como estar disponível para o novo, para a mudança, frente a um modelo mental de crescimento, e também de uma liderança positiva. Em outras palavras: você está aberto para que novas oportunidades façam parte da sua vida? A seguir, três dicas para você alcançar o sucesso de forma mais rápida e eficaz, aplicando o modelo mental de crescimento aliado às técnicas de liderança positiva:
1. Disponibilidade: esteja disponível para erros e acertos, com responsabilidade e positivismo. Esteja aberto para novas oportunidades, mesmo que a primeira tentativa tenha sido frustrante. Sempre há tempo e é tempo para tentar de uma nova maneira um outro caminho. Planos A, B, e C devem fazer parte da sua rotina, sempre de forma construtiva. Qual o seu Plano A? E o seu Plano B? Já está mais do que na hora de planejar – esteja disponível!
2. Flexibilidade: esteja flexível para adaptar a sua realidade às situações inesperadas. O plano B virou plano A? Seja flexível e considere os prós e os contras, mantendo o bom senso e o bom ânimo! Reflita, pondere, mas aja com determinação. Ajustes e adaptações fazem parte de um script vencedor!
3. Estabeleça limites ao seu território sem se fechar ao novo: saber dizer sim – e não – é uma arte. Fique atento! Estabelecer limites ao seu território não significa se fechar ao novo; muito pelo contrário. Pondere como agir em diversas situações, sempre com um tom positivo, mesmo que a resposta precise – naquele momento- ser um não! Você já parou para pensar que às vezes é preciso dizer um – não – para que o novo possa entrar na sua vida?
Estar disponível, com flexibilidade e estabelecendo limites ao seu território pode não ser uma tarefa fácil, mas pode apostar: é um projeto (de carreira e vida) que fará toda a diferença.