O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESTILOS DE LIDERANÇA E CLIMA ORGANIZACIONAL?
Em um mercado de trabalho globalizado, dinâmico e competitivo, você precisa ajustar o seu estilo de liderança, momento a momento, para atingir resultados de eficiência e manter o clima organizacional produtivo e em harmonia, rumo ao atingimento de suas metas profissionais individuais e em equipe.
Mas a pergunta crucial aqui é: Qual o seu estilo de liderança? E como fazer ajustes para cada situação?
Em um recente artigo do renomado autor e especialista em inteligência emocional, Daniel Goleman, em contribuição para o Instituto Korn Ferry, ele ressalta a importância do líder em se adaptar aos desafios do momento, ajustando seu próprio estilo de liderança à realidade em que se encontra.
Para isso, é crucial entendermos quais os estilos de liderança que colaboram para um ambiente profissional e clima organizacional de alta performance e harmonia em gestão de equipes. E como Goleman sugere em seu artigo, há pelo menos quatro tipos de estilos de liderança que um líder de sucesso deve se valer no seu dia a dia:
- Líder Visionário: possui um estilo de liderança em que consegue facilmente articular missão x direcionamentos de longo prazo.
- Líder Participativo: possui um estilo de liderança em que atua frente a construção e consenso de novas ideias e criação e manutenção de comprometimento intra equipe.
- Líder Coach: atua frente a criação e manutenção de ambientes e cultura de desenvolvimento profissional e pessoal, como base do sucesso individual e em equipe.
- Líder Afiliado ou Colaborativo: possui um estilo de liderança que cria e mantém um ambiente e clima de confiança e harmonia, em sistema de colaboração genuína e constante.
Sem dúvida podemos citar outros exemplos que agregam valor a uma gestão de equilíbrio e alta performance, como a liderança assertiva e a liderança flexível (soft leadership), mas de nada adianta mapearmos um estilo de liderança se não soubermos como agir, caso a caso.
Então, em se tratando de estilos de liderança e clima organizacional, podemos afirmar que um profissional com bases sólidas em liderança positiva e foco em seu constante desenvolvimento profissional e pessoal em habilidades de inteligência sócio emocional (como a empatia, auto-controle, positivismo, adaptabilidade, flexibilidade, compaixão, dentre outras) poderão (e provavelmente irão) fazer toda a diferença em sua gestão corporativa.
Assim, como líder em um mercado dinâmico e inovador, uma atitude importante agora é trabalhar arduamente rumo a desenvolver e aprimorar o seu quociente sócio emocional. Como? Que tal iniciar pelos treinamentos em liderança sócio-emocional, utilizando-se por exemplo de um questionário estruturado de como você se encontra hoje nessa equação: Q.I. (quociente de inteligência) x Q.E. (quociente de inteligência emocional) x Q.A. (quociente de inteligência emocional sob adversidade)? E lembre-se, o que vale é dar o primeiro passo, e manter a prática diária.
Os resultados, eu sei, irão agregar valor à sua gestão e melhor que isso: farão de você um líder feliz e de alta performance! O que mais podemos querer?